Entender como vender mais presentes no Dia das Mães é um ponto essencial para varejistas que desejam obter o melhor lucro possível em um dos períodos sazonais mais rentáveis do ano. É que depois do natal, ela é a segunda data do ano que mais movimenta vendas no varejo.
Mas para vender mais no Dia das Mães, não basta fazer uma ou outra promoção, fazer uma campanha emocionada com o tema “mães e filhos” e esperar a clientela bater na porta. A verdade é que o segredo do faturamento nesse período está em um conjunto de estratégias associadas e coerentes com o seu negócio.
Dicas para vender mais no dia das mães
Se você já está preparando as suas campanhas do Dia das Mães, ou está procurando novas ideias para deixar a sua estratégia ainda mais completa, as dicas abaixo vão te ajudar a começar:
1 – Faça a boa gestão do seu estoque
O primeiro passo para garantir que a sua loja vai conseguir atender a demanda de clientes é a boa gestão do estoque. Com o monitoramento e a organização do estoque, você vai:
- Ganhar tempo: Você sabe onde cada produto está e qual é a quantidade de itens disponíveis, o que facilita o atendimento ao público e a disponibilização de mercadorias
- Equilibrar compras: A gestão de estoque torna possível a previsão média de sua demanda e otimização do número de compras junto aos fornecedores. Por outro lado, a falta de gestão pode gerar a “ruptura de gôndola”, que é a falta de mercadorias antes do fim do período de vendas.
- Garantir a Armazenagem: A gestão do estoque vai ajudar você a organizá-lo, garantindo que a armazenagem será feita com o acondicionamento correto de cada tipo de produto, e o layout do estoque vai favorecer o fluxo correto das mercadorias.
2 – Treine os seus colaboradores
Existem pessoas que chegam a uma loja decididas sobre o que comprar de presente para o Dia das Mães. Por outro lado, há quem ainda esteja indeciso, e precise de uma ajuda na hora de escolher.
Nessa hora, um bom atendimento faz toda a diferença: se ao entrar em sua loja o cliente encontra atendentes desmotivados e poucos solícitos, é bem provável que ele saia frustrado e sem efetuar nenhuma compra.
Por outro lado, se ele encontra atendentes sorridentes, simpáticos, rápidos, bem informados sobre os produtos e com boas sugestões de presentes, é bem provável que ele compre, volte outras vezes e ainda indique a sua loja para outras pessoas.
3 – Crie “guias de compras” de presentes de dia das mães
Os guias de presentes são uma das melhores ideias de marketing para o Dia das Mães já que eles também tiram o estresse de clientes indecisos. Com o guia em mãos, fica mais fácil para cônjuges e membros da família encontrarem o presente perfeito para a mãe da família.
O seu guia pode ser um carrossel de imagens para publicar no instagram, stories diários, envio de mensagens e status do whatsapp, se você possui loja física, pode pensar também em um panfleto a ser distribuído para quem entrar em sua loja, ou mesmo um e-mail a ser enviado para a sua lista de clientes.
Neste guia, você pode agrupar os presentes de acordo com a variedade de “mães” e as sugestões de produtos que você tem disponível – nova mãe, mãe que é avó, mãe viajante, mãe amiga, mãe de pet e até mãe de planta!
4 – Envie lembretes ao seus clientes existentes
Se você já tem o cadastro dos seus clientes, é hora de aproveitar as vantagens do WhatsApp e e-mail para se colocar no radar dos seus clientes. Semanas antes do dia das mães, aproveite esses canais para apresentar ofertas especiais e guias de presentes (o mesmo da dica anterior), além de mostrar quais as facilidades que você oferece que diferem você das outras lojas.
Se você tem um e-commerce, aproveite para incluir um calendário mostrando a melhor data para a compra, com a garantia de que o presente vai chegar na data correta.
5 – Capriche na Decoração Especial para o Dia das Mães
O visual merchandising da sua loja é essencial para converter as visitas em vendas!
- Display: No caso das lojas físicas, aproveite para criar um pequeno espaço com os seus produtos destaques para o dia das mães e crie um display especial. Pode ser algo simples, apenas com uma organização diferente e uma pequena placa sobre o dia das mães. Ou pode também ser algo mais criativo, com totens, cestas e etc. Os e-commerces podem substituir o display por landing pages com o visual da campanha de Dia das mães.
- Vitrine: Capriche na exposição de produtos, iluminação e organização da vitrine. Ela é o primeiro convite para que o seu cliente entre na loja! No caso dos e-commerces, a atenção deve estar nos banners da página inicial.
- Embalagens: o encanto do presente também está na embalagem! Se possível, ofereça opções personalizadas e temáticas. Você também pode oferecer a opção de cestas, com combos de produtos que se combinam entre si e formam um único presente. Isso ajuda a aumentar o ticket-médio de venda e o número de peças por atendimento.
6 – Ofereça produtos específicos com a temática de Dia das Mães
Muitas pessoas gostam de presentes com temas de mãe, que são aqueles tipos de produtos que basicamente (ou literalmente) têm “mãe” escrito por toda parte. De fato, presentes temáticos tornam a escolha muito mais fácil, mas é importante saber que eles precisam ser marcantes. Os clientes precisam olhar para o item e imaginar aquele produto na vida de suas mães, deixando o Dia delas mais especial. Aqui na Kathavento, por exemplo, oferecemos várias opções de presentes temáticos para o dia das mães, com mensagens que transmitem amor e emoção, para deixar essa data tão especial repleta de carinho.
7- Anúncios nas redes sociais
Não dá para ficar dependendo da boa vontade das redes sociais para que suas publicações tenham um ótimo alcance de forma gratuita, é claro, que é muito bom quando isso acontece, mas sabemos que hoje uma publicação vai chegar no máximo para 10% das pessoas que te seguem e os outros 90%? Só anunciando de forma paga. Por isso, já separa uma verba para fazer esse investimento.
Já sabe como vender mais no Dia das Mães?
O Dia das Mães é um ótimo momento para os varejistas. Que outras ideias do Dia das Mães para varejistas usar você pode pensar? Sua loja faz algo especial?